A bagagem de mão é aquela que você não precisa despachar na hora do check-in e pode levar consigo para dentro do avião sem pagar nada, independente da tarifa adquirida. Ela deve ser acomodada no bagageiro superior ou embaixo da poltrona em frente à sua, conforme a orientação da companhia aérea durante o embarque.

Seja indenizado clicando aqui

Medidas e peso da bagagem de mão

Desde abril de 2019, as companhias aéreas utilizam um gabarito único, desenvolvido pela Associação Brasileira das Empresas Aéreas (ABEAR), em acordo com a resolução da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). O peso máximo é de 10kg. As dimensões são 35 x 25 x 55 cm (comprimento x largura x altura). Isso vale tanto para voos nacionais como para voos internacionais.

As novas medidas para bagagem de mão

A bagagem de mão passou a chamar mais atenção quando a cobrança do despacho de mala passou a valer. Os passageiros estavam levando o que despachariam como bagagem de mão, e isso causava verdadeiro tumulto na hora de guardar os pertences no bagageiro da aeronave.

Bagagem de mão em voo nacional

As companhias aéreas brasileiras padronizaram o que pode ser levado na bagagem de mão. Isso inclui uma mala com as dimensões e peso descritos acima, mais um item pessoal, que pode ser uma bolsa ou mochila com as medidas 35 x 20 x 45 cm (comprimento x largura x altura). Casacos podem ir na mão, assim não ocupam lugar na bagagem de mão nem na bolsa.

Saiba como escolher a mala ideal para sua viagem

Você pode conferir mais informações sobre bagagem de mão diretamente na página das companhias aéreas: Bagagem de mão GOL, bagagem de mão LATAM e bagagem de mão Azul.

Bagagem de mão em voo internacional

As regras de dimensões e peso para a bagagem de mão em voos internacionais são basicamente as mesmas que as para voos domésticos. No entanto, é importante prestar atenção aos líquidos na bagagem de mão. Em voos nacionais, o transporte de itens em forma líquida ou pastosa é liberada. Já em voos internacionais, o limite é de até 100ml por embalagem. Portanto, atente-se caso você tenha uma conexão com embarque internacional. A fiscalização costuma ser rigorosa e você terá que jogar fora frascos com mais de 100ml quando passar pelos raios-x.

Guia para viagem internacional: veja como se planejar corretamente!

Em viagens internacionais, é permitido 100 ml por frasco na bagagem de mão

Informações adicionais sobre bagagem de mão

Bagagem de mão é um tema que sempre levanta muitas dúvidas, especialmente com as novas regras e fiscalização que as empresas começaram a fazer em 2019. Já esclarecemos o que você pode levar na bagagem de mão, assim como as medidas e peso da bagagem. Entretanto, muitos viajantes ainda ficam inseguros com a falta de informações. Para te ajudar, listamos algumas orientações e dicas.

Você sabe dos seus direitos como consumidor?

Mochila

É considerada bagagem de mão e também item pessoal. Você pode viajar somente com ela. Todos os seus documentos e objetos de valor devem ir com você na bagagem de mão do avião, nunca na bagagem despachada.

Não é permitido

Você não pode levar na bagagem de mão armas de fogo de todo tipo (inclusive réplicas e armas de brinquedo), sprays de pimenta, isqueiros, líquidos inflamáveis, venenos, ácidos, objetos cortantes e pontudos, como facas e tesouras.

Objetos não permitidos na bagagem de mão

Alimentos

É permitido comer e levar comida no avião. No entanto, lembre-se que a aeronave é fechada e sem ventilação, por isso o bom senso é essencial. Evite comidas que tenham cheiro forte ou que possam causar indisposição e estragar seu voo.

Medicamentos

É possível levar medicamentos, contanto que estejam sempre dentro da embalagem original. Caso faça uso de medicação contínua ou controlada (insulina, por exemplo), você pode viajar tranquilamente. Leve a prescrição médica, com o nome do viajante e dos medicamentos. É indicado, também, ter uma versão em inglês da receita e, se possível, a nota fiscal dos medicamentos.

Excesso de peso no avião

A companhia pode despachar a sua bagagem de mão se a cabine estiver cheia de malas. Caso isso aconteça, você será solicitado anteriormente e irá retirá-la na esteira antes do desembarque.

Esteira de bagagem

Custo para despachar bagagem de mão

Algumas companhias permitem que você despache a bagagem de mão sem custo, caso queira. A vantagem é quando você tem muita bagagem. A desvantagem é ter que aguardar a mala na esteira quando chegar ao destino.

Teve a sua bagagem extraviada? Aprenda o que fazer quando isso acontece!

Bagagem extraviada ou danificada

Aconteceu algum problema com a sua bagagem de mão ou com a despachada? A LiberFly pode te ajudar. Basta preencher o formulário e nós cuidaremos de todo o processo. Online e sem burocracia, você não paga nada até ser indenizado pelo inconveniente causado.

Seja indenizado clicando aqui