O Aeroporto de Guarulhos, também conhecido como Cumbica, é o maior do país, sendo ponto de chegada e de partida de muitos viajantes. Para você ter uma ideia, em 2018 a movimentação foi de mais de 40 milhões de passageiros!

São pessoas de diversas regiões do Brasil e do mundo que utilizam o local para embarque, desembarque, escalas e conexões. Sendo assim, mesmo quem não mora, ou não esteja com viagem marcada para São Paulo, uma hora ou outra precisará passar por lá.

Para atender a toda essa movimentação, é necessário ter uma estrutura adequada. O Aeroporto Internacional de Guarulhos — Governador André Franco Montoro — foi inaugurado em 1985 e nos últimos anos passou por mudanças significativas, como a inauguração do novo terminal internacional e a ampliação do acesso com transporte público.

Pensando em facilitar a sua vida quando você estiver por lá, separei algumas dicas sobre o local. Confira!

Como chegar ao aeroporto

O Aeroporto de Guarulhos fica a cerca de 30 km da região central de São Paulo. Serviços de táxi, carro por aplicativo ou traslados são as opções mais cômodas para chegar até ele, mas é importante programar o deslocamento com atenção, considerando o trânsito da cidade em alguns horários.

Mais uma alternativa são os Airport Bus Service, ônibus que atendem a diversas áreas da cidade e levam os passageiros até o aeroporto em um trajeto sem paradas.

Além disso, é possível utilizar o transporte por trilhos. O trem Airport-Express sai da estação da Luz, na região central, e segue direto ao aeroporto em um trajeto de cerca de 35 minutos, porém ele tem horários específicos.

Clique aqui para ser indenizado!

Há ainda as linhas que saem da estação Brás em direção à estação Aeroporto, em duas modalidades: uma que tem saída em horários determinados e realiza algumas paradas para embarque e desembarque e outra com mais paradas e uma baldeação pelo caminho, mas que funciona ao longo de todo o dia com intervalos curtos.

Como fazer o check-in

O Aeroporto de Guarulhos é dividido em três terminais e é essencial saber qual será o terminal de embarque da sua viagem para se dirigir até o local correto, fazer o check-in e despachar a bagagem.

·         Terminal 01: utilizado para voos domésticos das companhias aéreas Azul e Passaredo;

·         Terminal 02: utilizado para voos domésticos e internacionais de companhias como Gol, Latam, Aerolíneas Argentinas, Air Europa, Copa, entre outras;

·         Terminal 03: exclusivo para voos internacionais de linhas aéreas como Air France, Tap, Air Canada, Lufthansa, entre outras.

O check-in poderá ser feito nos balcões da companhia ou nos totens de atendimento. O local tem boa sinalização e será possível se guiar pelas placas para identificar a área de check-in de cada empresa. Contudo, vale a pena destacar que ele é bastante extenso, sendo assim, procure chegar cedo para evitar atrasos e imprevistos.

Caso você esteja no terminal errado, ou chegue em um voo doméstico para embarcar em um internacional, por exemplo, poderá utilizar as linhas de ônibus gratuitas que fazem o deslocamento dos passageiros entre um terminal e outro.

Como embarcar no Aeroporto de Guarulhos

As áreas de embarque ficam próximas aos locais de check-in e são divididas em nacional e internacional. Ao embarcar, os passageiros devem apresentar a passagem, impressa ou no celular, e depois seguir para a inspeção de segurança. Durante o procedimento. será necessário passar por um detector de metal e colocar a mala de mão e os itens pessoais na esteira de raio X.

Após essa etapa, você deve seguir para o portão indicado nos painéis eletrônicos. Dê atenção a esse canal de informação e aos avisos sonoros para conferir se o voo não mudou de portão.

O Aeroporto de Guarulhos é considerado um dos melhores do País devido à sua infraestrutura e pontualidade. Contudo, é importante conhecer as principais características dele para garantir ainda mais tranquilidade durante a viagem.

Vai viajar de avião? Então, confira o guia completo dos direitos dos passageiros!

Clique aqui para ser indenizado!