Quando se trata de viajar de avião, uma das questões que os viajantes mais devem se atentar é em relação à quantidade de bagagem permitida. Isso porque podem existir a cobrança de algumas taxas adicionais, como é o caso do excesso de bagagem Latam.
As companhias determinam as políticas de bagagem a fim de garantir a segurança e o conforto de todos a bordo. Portanto, é importantíssimo respeitá-las.
O que é considerado excesso de bagagem pela Latam?
Em relação ao excesso de bagagem Latam, as diretrizes podem variar de acordo com alguns fatores como: o tipo de tarifa adquirida, o destino do voo e o programa de fidelidade do passageiro. Sendo assim, é fundamental verificar as políticas de bagagem específicas da empresa em questão para a rota e o tipo de tarifa adquirida, a fim de evitar surpresas ou taxas adicionais no momento do check-in.
A Latam disponibiliza uma página em seu site dedicada a informações sobre excesso de bagagem. Por lá, ela explica que três casos se enquadram nesta situação. São eles:
- Peça adicional: Bagagem extra transportada, adicional a sua franquia. Ou seja, quando você leva uma mala a mais do que é permitido em sua franquia. Para voos entre o Equador e os Estados Unidos, você pode levar no máximo 2 bagagens por passageiro.
- Excesso de peso: Bagagem com peso superior a 23 Kg (50 lb) por peça. *Bagagem adicional: para bagagens adicionais, o peso permitido é de até 15 kg (33 lb) por peça.
- Sobredimensão: Bagagem com dimensão superior a 158 cm (62″) lineares (Largura + espessura + altura).
O que fazer nos casos de excesso de bagagem Latam?
Segundo as diretrizes da Latam, se a sua bagagem exceder as dimensões ou o peso permitido, você terá de pagar um custo adicional. Da mesma forma, se levar mais peças de bagagem do que está incluído em sua tarifa, será cobrado um valor por cada peça extra. Para evitar que isso aconteça, é possível comprar bagagem adicional até 6 horas antes do voo em “Minhas Viagens”, pelo site da companhia, e pagar menos do que no aeroporto.
Valores de excesso de bagagem Latam
Em relação aos valores pagos pelo excesso de bagagem Latam, eles variam de acordo com os países do voo. Todos eles estão especificados na página do site “Excesso de Bagagem”. A companhia ressalta que estes valores podem variar conforme a data do voo (alta ou baixa temporada), antecipação da compra e/ou rota da viagem.
Ela também destaca que os preços são na moeda local de acordo com o câmbio do dia. Eles não incluem as taxas de cada país e, portanto, podem sofrer alterações sem aviso prévio. A exceção é para voos nacionais dentro do Brasil, Chile, Colômbia, Equador e Peru, que apresentam o preço final incluindo taxas.
Além disso, outro ponto a se atentar sobre o excesso de bagagem Latam, é que existem condições consideradas especiais para a cobrança de taxa adicional. Isso se aplica aos casos de Bagagem interline e Bagagem especial.
- Bagagem Interline: se aplica quando o voo tem conexão com outras companhias, e a viagem começou com a Latam. Os valores são de acordo com o tipo de bagagem e a rota da viagem.
- Bagagem especial: certos objetos como equipamentos esportivos, instrumentos musicais etc. são bagagem especial. Sendo assim, também existem taxas para transportá-los, que variam de acordo com a rota.
Problemas aéreos? A Liberfly assume!
Pare de quebrar a cabeça com problemas aéreos que envolvem muitos processos burocráticos. Se você já passou por transtornos em voos, como atrasos, cancelamentos etc., envie seu relato para a Liberfly. Iremos avaliá-lo, e em casos de aprovação, é possível ganhar mil reais em 48 horas.