Uma dúvida muito comum é sobre o que pode levar na bagagem de mão no voo internacional. As companhias aéreas podem definir seus critérios, mas em regra geral alguns itens, tais como perfurocortantes, não podem ser transportados.
Além disso, todas atendem às determinações da ANAC, sobre capacidade (não poder ser superior a 5 quilos) e medidas (a soma do comprimento, altura e largura não pode ultrapassar 115 cm).
Sendo assim, se você está se preparando para uma viagem fora do país, deve estar atento aos critérios sobre bagagem de mãos. Lembrando que a Agência Nacional de Aviação Civil é o órgão regulador no país. Sendo assim, todas as empresas que operam em território nacional, deverão seguir suas determinações.
Dessa forma, se você está prestes a realizar uma viagem internacional, precisa saber informações detalhadas sobre o transporte de bagagem de mão para aproveitar sua viagem sem preocupação.
Prossiga com a leitura desse artigo para saber mais sobre esse assunto tão importante.
O que pode levar na bagagem de mão no voo internacional: saiba mais
Se você quer viajar sem preocupações, saber o que pode levar na bagagem de mão no voo internacional é o primeiro passo para a sua tranquilidade. Veja a seguir quais são as determinações das companhias mais conhecidas no país.
Azul
A Azul determina que o peso máximo da bagagem de mão não seja superior a 10 quilos. Ademais, é preciso que elas respeitem também as medidas. Veja quais são elas:
- Altura: 55cm;
- Largura: 25 cm;
- Comprimento: 35 cm.
O transporte da bagagem de mão é gratuito e acompanha o passageiro no avião. No entanto, ele pode optar por levar, ainda, uma bolsa menor, um casaco ou um objeto pequeno. Por exemplo: um livro.
Os passageiros que optarem por levar uma pequena bolsa, deverão ficar atentos às medidas estipuladas pela companhia. 25 cm de altura, 55 cm de comprimento e 25 cm de largura.
Lembrando que a bagagem de mão deve ser colocada na parte superior do lugar onde você se assentará. Enquanto a bolsa menor deverá ser colocada embaixo do assento Se ela não couber neste espaço, poderá ser despachada, mas com pagamento de taxa.
Gol
A Gol tem regras bastante parecidas com as outras companhias em relação à pergunta sobre o que pode levar na bagagem de mão no voo internacional. A bagagem deve ter as seguintes medidas:
- Altura: 55 cm;
- Largura: 35 cm;
- Profundidade: 25 cm.
Lembrando que, ao conferir as medidas, é preciso considerar as alças, rodinhas e bolsos externos. O peso desse tipo de bagagem não pode ser superior a 10 quilos. Além dessa bagagem, o passageiro poderá levar outro item pessoal, mas que deverá respeitar as medidas estipuladas pela empresa.
São elas, 22 cm de altura, 43 cm de profundidade e 32cm de largura. Não há exigência sobre o tipo específico de item pessoal. Portanto, pode ser uma bolsa menor, uma pasta de trabalho, uma mochila, entre outros.
Para não pagar taxas de despacho, é importante que ele caiba embaixo do local de assento. Caso contrário, o passageiro terá que arcar com as despesas para despachá-lo. A mesma regra vale para a bagagem de mão. No entanto, ela deverá caber no compartimento superior do avião. Para não haver cobrança de taxas de despacho.
Latam
A Latam segue os mesmos procedimentos da Azul e da Gol no que diz respeito sobre o que pode levar na bagagem de mão voo internacional. As medidas são as mesmas. Veja abaixo:
- Altura: 55cm;
- Comprimento: 35 cm;
- Largura: 25 cm.
O peso máximo da bagagem de mão é de 10 quilos, se o passageiro optar pela classe econômica. No entanto, se for cabe Premium Economy e Premium Business, o limite é de 16 quilos.
O passageiro precisa ficar atento ao tipo de cabine, para não pagar taxas para despacho de bagagem, quando esta não atende aos requisitos para ser transportada no avião.
É importante calcular as extremidades da embalagem, incluindo bolsos externos, alças e rodinhas. Os passageiros poderão levar, além da bagagem de mão, outro item pessoal, podendo ser uma bolsa menor, uma mochila, ou outra.
Porém, é preciso respeitar as dimensões estipuladas pela companhia. São elas: 45 cm de altura, 35 cm de comprimento e 20 cm de largura. Além disso, é importante que esse tipo de bagagem caiba no compartimento embaixo do assento. Caso contrário, o passageiro terá que arcar com as taxas de despacho.
A Latam possui outras políticas de transporte de bagagem para cargas com medidas e capacidade superiores aos critérios estabelecidos. Clique aqui e veja as condições para bagagem despachada.
O que pode levar na bagagem de mão no voo internacional: veja o que é e o que não é permitido
Vai viajar para fora do país? Então você precisa saber o que pode levar na bagagem de mão no voo internacional para organizar sua mala atendendo os critérios da companhia aérea que você escolheu.
A ANAC define o que pode e o que não pode levar em voos internacionais. Por ser o maior órgão regulador da aviação no Brasil, empresas e passageiros estão sujeitos às regras. Veja a seguir o que é permitido:
- Documentos pessoais;
- Itens eletrônicos, tais como celulares, notebook e tablets;
- Medicamentos, desde que sejam prescritos por um médico. A prescrição deve estar junto.
- Pequenas quantidades de alimentos. Eles devem estar embalados adequadamente para evitar sujeira no avião;
- Maquiagens;
- Itens de higiene pessoal.
No que diz respeito aos líquidos, eles devem ser acomodados em embalagens de capacidade 100 ml. Além disso, eles devem estar devidamente lacrados e colocados, dentro de outra embalagem lacrada.
Itens proibidos
A ANAC também determina o que não pode levar na bagagem de mão no voo internacional. É importante ressaltar que a lista de proibições, assim como o limite de peso, são medidas que visam aumentar a segurança de passageiros e tripulantes. Veja a lista:
- Armas ou objetos perfuro cortantes;
- Objetos pontiagudos;
- Substâncias inflamáveis ou passíveis de provocar explosão;
- Embalagens com líquidos com capacidade superior a 100 ml;
- Produtos tóxicos ou contaminados.
Transporte de líquidos
Uma dúvida bastante comum sobre o que pode levar na bagagem de mão no voo internacional diz respeito ao transporte de líquidos. Por isso, a ANAC estabeleceu algumas regras específicas sobre o transporte de líquidos. Confira a seguir:
- As embalagens com líquidos, variando entre as texturas em gel, aerossol, creme, entre outros, devem ser transportadas em embalagens de até 100 ml cada uma. Frascos com capacidade superior não serão aceitos.
- Os frascos deverão ser colocados em embalagem plástica transparente, com lacre e capacidade total de até 1 litro, somando as capacidades individuais.
Os medicamentos líquidos, se tiverem prescrição médica física ou digital, poderão ser transportados em capacidade superior a 100ml, visando atender as necessidades de administração durante o tempo de viagem. Mas deverão ser apresentados no momento da inspeção.
Se o passageiro preferir não submeter a medicação ao processo de inspeção por raio-x ou detectores de metais, poderá solicitar ao Agente de Proteção da Aviação Civil, a inspeção por meio de um procedimento diferenciado.
O que pode levar na bagagem de mão no voo internacional: como transportar carregadores e baterias
O uso de eletrônicos durante o voo é bastante comum. As baterias acopladas aos equipamentos não são consideradas como item a ser transportado. No entanto, quem precisa transportar baterias e carregadores extras, devem ficar atentos às condições estabelecidas pela ANAC.
Entre outras regras, a que se destaca é sobre a proibição do transporte de baterias de íon lítio no compartimento de carga de aviões de passageiros, visando assim a prevenção contra acidentes.
No entanto, baterias de lítio e baterias extras podem ser transportadas na bagagem de mão. Porém, precisam ser devidamente embaladas. Além disso, os dispositivos não podem estar danificados, com recall do fabricante ou com algum defeito.
Como organizar a bagagem de mão para um voo internacional?
Um dos grandes desafios para quem está se planejando para uma viagem internacional é organizar a bagagem com todos os itens essenciais, respeitando a capacidade máxima da bagagem.
Sendo assim, a dica é listar o que realmente você precisará para não superlotar a mala e ter que pagar taxas para transportá-las. No momento de criar uma lista de itens necessários é importante considerar algumas informações.
A primeira delas é em relação à duração da viagem. Para evitar excesso, leve peças que podem ser lavadas e que secam com facilidade. Além disso, faça combinações que resultem em diferentes looks, aumentando assim suas opções para se vestir. Opte por peças coringas.
Leve poucos sapatos. Mas escolha modelos básicos e confortáveis, que sejam ideais para os diferentes tipos de eventos que você participará durante a viagem. Para otimizar o espaço, faça a dobra militar e utilize embalagens a vácuo. Elas reduzem o volume das peças.
Coloque os itens mais pesados no fundo da mala, em seguida os mais leves para distribuir melhor o volume. Ademais, escolha uma mala que não seja tão pesada, pois, haverá redução da quantidade de peso a ser transportado. Lembre-se que o limite é 10 quilos para as bagagens de mão.
Se ultrapassar essa capacidade será preciso pagar uma taxa de despacho e a bagagem não poderá ser transportada no compartimento interno do avião.
Vai viajar? Não se esqueça do seguro viagem!
O seguro viagem é um serviço que cobre diversos tipos de situações que podem ocorrer durante a viagem. Os imprevistos podem acontecer a qualquer momento, sendo assim, o ideal é se prevenir.
Ao contratar um seguro viagem é importante verificar quais os tipos de cobertura oferecida por ele. As mais comuns são:
- Cobertura de despesas médicas, odontológicas, hospitalares ou farmacêuticas;
- Cancelamento ou interrupção de viagem;
- Extravio, atraso ou dano na bagagem;
- Indenização em caso de morte acidental;
- Indenização por invalidez permanente, seja total ou parcial;
- Traslado de corpo para o Brasil;
- Cobertura de despesas de acompanhante.
- Cancelamento ou atraso de voo.
É fundamental procurar uma seguradora confiável e com experiência de mercado. Essa condição comprova a idoneidade da empresa. Portanto, a contratação do seguro será feita com maior tranquilidade.
Lembre-se de ler todas as condições e coberturas oferecidas pelo seguro antes de assinar o contrato. Em caso de dúvidas, peça orientações do corretor. É importante contratar um serviço personalizado, ou seja, que atenda o seu perfil e suas condições de viagem naquela ocasião.
Teve problemas de cancelamento de voo nacional ou internacional, aluguel de carros, ônibus ou cruzeiro, ou ainda com hospedagem? Podemos te ajudar!
Os cancelamentos de voo por parte da empresa são problemas recorrentes, mas que geram grandes transtornos para os passageiros. Além da perda de tempo, a mudança de planos repentina e a insegurança em relação à realocação do passageiro deixam a situação ainda mais delicada.
As empresas que cancelam voos nacionais ou internacionais precisam estar atentas aos direitos do consumidor. A Resolução Nº 400, de 13/12/2016, garante os direitos dos passageiros diante de uma situação de cancelamento.
Saiba agora quais são eles:
- Reembolsar o valor da passagem integralmente;
- Reacomodar o passageiro em outro voo com as mesmas condições e destino do voo cancelado;
- Dar assistência material enquanto o passageiro aguarda as providências. Oferecer refeições, lanches, hospedagem e comunicação frequente sobre a resolução do problema;
- Respeitar as regras em relação ao tempo para prestar a devida assistência. No ato do cancelamento, o passageiro pode se comunicar gratuitamente com quem achar necessário. Passadas duas horas de espera, a companhia deve oferecer alimentação. A partir de 4 horas de espera, o passageiro tem direito à hospedagem e transporte de ida e volta.
Se o seu voo foi cancelado e seus direitos não foram respeitados, a Liberfly pode te ajudar a resolver o problema de uma forma simples e fácil. Avaliamos sua queixa no prazo máximo de 48 horas e a compramos por até R$1000,00.
Dessa forma, você receberá o valor referente ao cancelamento, sem precisar esperar pela lentidão da justiça brasileira. Entre em contato conosco ainda hoje. Fique por dentro de informações relevantes sobre viagens, acompanhando sempre nosso blog.